sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Atividades musicais com bebês

Esta semana fiz a atividade de música e para isso \"peguei uma turma emprestada\". Foi lindo, deu tudo certo...
Mas depois, olhei para meus bebês (trabalho com Berçário 2) e achei que poderia fazer uma atividade de música também com eles: falei com minha colega de sala e ela adorou a idéia. Então fizemos o seguinte: Ouvimos com eles a música \"Meu pintinho amarelinho\" (eles fazem os gestos da música direitinho...), pegamos um pintinho de pelúcia que também é amarelinho e fomos passando-o de mão em mão, enquanto cantávamos a música. Pegamos o pintinho e fazíamos carinho neles, pedíamos que fizessem carinho no pintinho... Enfim, foi lindo e eu fiquei muito feliz, pois consegui adaptar uma atividade de música para a faixa etária deles...

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

MPB para crianças


Estou fazendo a atividade de Música, utilizei o cd Os Saltimbancos, e , pesquisando a biografia de Chico Buarque descobri um material bem interessante sobre Os Saltimbancos.
O endereço é: http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/saltimbancos.htm
Dêem uma olhada, é bem divertido e tem muita informação nova para vocês!

Fechamento do Fórum de EPPC

Após debater com as colegas e com a tutora os diferentes filmes que assistimos quero fazer um fechamento com as principais idéias e com as aprendizagens que tive com esta atividade:
Foi muito bom assistir o filme Música do Coração, não o conhecia e achei lindo: reforçou em mim a convicção de que o amor , a perseverança, a coragem, os bons exemplos, a dedicação, a luta, o comprometimento, ter sempre objetivos definidos... são capazes de modificar e realidade e a educação, tornando so educadores mais conscientes, e assim, melhorando sua prática. Desta forma estaremos formando "pessoas de verdade": que seguem valores, agem com consciência, dignidade e verdade.
Relacionando os aspectos do filme com minha prática pude perceber que cresci muito nestes poucos anos em que trabalho com educação de crianças. Cresci como pessoa, aprendendo muito com os erros e também com as vitórias, me tornei uma pessoa mais calma, paciente, aprendi a ouvir e entendi que cada pessoa tem seu ritmo e que as coisas não são e não funcionam exatamente do jeito que eu quero. Também aprendi muito como professora, sempre adquirindo experiência e conheciemntos novos, além de conquistar muitos amigos e parceiros nesta longa caminhada que iniciei.
Fazer parte do PEAD está sendo uma alegria imensa: além de aprender muito, conquistei amizades verdadeiras, e a certeza de que nasci para ser professora e que a cada dia que passa posso melhorar minha prática educativa, sempre contando com a ajuda de todos!

domingo, 25 de novembro de 2007

Como a escola deve trabalhar a discriminação?

Bem Celi, respondendo seu questionamento acho que a escola deve sim tratra sobre a discriminação. A escola tem um importante papel social (desenvolver os alunos em vários aspectos: intelectual, psicológico, cognitivo...) e um dos objetivos é formar cidadãos críticos capazes de promover mudanças e tornar a sociedade mais justa. É importante que os fatos que envolvem situações de preconceito e discriminação sejam discutidos na escola, pois dessa forma os alunos formarão suas próprias opiniões e terão condições de evitar e combater essas terríveis situações.

Pantomima

Na 2ª aula presencial de Teatro o professor Sérgio falou sobre trabalhar com mímicas na Educação Infantil. E também falou que a mímica também é conhecida como PANTOMIMA. Achei o nome engraçado no início, mas agora já me acostumei...
Já adquiri mais um conhecimento e por isso me sinto muito feliz!
Ah, não perdi tempo e já contei para minhas colegas de trabalho minha nova aprendizagem e o mais interssante: nenhuma delas conhecia este nome! Me lembro a todo instante do CONHECIMENTO COMPARTILHADO!
Quem quiser sabe rum pouco mais pode visitar este enderço:

Teatro: 2ª aula presencial


Foi uma surpresa a 2ª aula presencial de teatro: não esperava, pois havia sido informada que a noite seria de Contação de Histórias (Literatura). Mas foi uma surpresa maravilhosa! Gosto muito da maneira que o professor Sérgio conduz as atividades: suas interveñções, suas dicas e seus exemplos e sugestões de atividades e das formas de como explorá-las.

Na aula do dia 22/11 o professor Sérgio frisou uma situação importante: ao representarmos cenas do cotidiano é importante acrescentarmos um elemento surpresa, um acontecimento inesperado. Exemplo: Meu grupo representou o funcionamento de um restaurante, com suas funcionárias exercendo suas determinadas dunções e as freguesas ue chegavam. Mas com as intervenções do professor Sérgio a cena foi refeita com outro enfoque: não havia mais clientes, todos que chegavam eram funcionários, interagiam entre si e se comunicavam, modificando assim a cena, no improviso.

As aulas de teatro são muito boas, sempre aprendo muito e conheço novas atividades e técnicas de explorá-las.

Quantos benefícios esta interdisciplina me proporcionou!!! Aprendi e reconheci a importância da dramatização, dos jogos dramáticos, o quanto desenvolve nossos alunos (atenção, participação, cognição, concentração, timidez...)... Sei também que o início é difícil, tudo é muito novo, temos que ter muita paciência e perseverança, respeitar o ritmo de cada criança...

Enfim, teatro é tudo de bom!

Apresentação do teatro "A Margarida Friorenta"

A noite de Contação de Histórias do dia 22/11 foi muito especial. Foi muito bom poder ver a atuação das colegas, as técnicas utilizadas, o quanto foram criativas, esforçadas e dedicadas. Foi muito enriquecedos poder comentar sobre as apresentações e expor idéias, dificuldades, como foi nossa organização, gastos, etc... Acho esse espaço de debate muito importante mesmo que muitas vezes poucas pessoas falem!
Lamento apenas que não pude apreciar as apresentações dos outros cinco grupos...
Mas não faltarão oportunidades!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Reportagem do fantástico

Vocês viram a discriminação que as professoras de Campo grande (MS) estão sofrendo? Foram afasatdas da sala de aula por estarem namorando... Pode um cúmulo desses? E o namoro delas era mantido em segredo!!!Onde estão os direitos das pessoas? O lado pessoal não deve influenciar no profissional...
Sonho com o dia em que as pessoas serão tratadas igualmente e que serão igualmente respeitadas...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Por que eu ouço tanta porcaria?

Ao me fazer esta pergunat tive uma surpresa: EU NÃO SEI!
Preciso fazer uma "faxina" no que ando ouvindo ultimamente. N asegunda aula presencial de Música me senti envergonhada ao ouvir a professora Simone perguntar porque ouvimos música internacional se não entendemos a letra, não sabemos o que está sendo dito, o que nos faz ouví-las? A minha resposta é porque gosto de dançá-las (dance e eletrônica). E vi que isto não é suficiente... É o cúmulo gostar de algo que não sabemos o que é!
Vou começar a rever meus conceitos e seria bom se muita gente fizesse também! Seria um favor imenso à sociedade!
Vamos valorizar as coisas que nos acrescentam algo, que nos fazem bem e vamos acabar com esses "lixos" que estão na moda, mas são vazios de conteúdo...

domingo, 18 de novembro de 2007

Filme Música do Coração

Este filme é lindo! Ele conta a história de uma mulher que sacrifica sua vida em função da família e depois de algum tempo é abandonada pelo marido com 2 filhos pequenos.
Ela se muda para um bairro violento de Nova Iorque e lá começa a dar aulas de violino. No início os alunos e a direção da escola relutam, mas com sua persistência consegue verba e ótimos resultados na aprendizagem dos seus alunos... Eles estão tocando maravilhosamente!!!
Então surge outro desafio: após 10 anos de lutas e conquistas a escola decide acabar com suas aulas, mas ela luta e resiste quando todos acham que ela vai desistir e dessa forma nos mostra o quanto é lindo e importante lutar pelos seus sonhos ...

Fórum dos Sonhos

Meu maior sonho é ser muito feliz! Mas como professora sonho em conseguir fazer com que meus alunos sejam pessoas boas, de bem e com muitos sonhos também! E lógico, que consigam realizá-los!!!!

Visita à Bienal!

Foi maravilhoso visitar a 6ª Bienal do Mercosul! Vi muita coisa bonita e aprendi muito também! Aproveito para ressaltar a importância do mediador na visita: suas explicações são muito esclarecedoras...
As obras tratavam de temas diversos e também variavam bastante nas técnicas e nos materiais utilizados ( pintura, vídeos, sons, massademodelar...). Gostei muito da obra "Marulho" de Cildo Meireles que m,e transportou realmente para omeio do oceano. E o que mais me impressionou foi o som que éouvido pela fala concomitante da palavra ÁGUA em 8 idiomas.... imita realmente o som do mar!
Visitei dois sites qu achei muito legais:
http://www.bienalmercosul.art.br/ (aberto só durante a exposição)
http://www.fundacaobienal.art.br/
Dêem uma olhada,vocês vão gostar.

Ter brinquedos x brincar com brinquedos

A atividade sobre as questões da entrevista da Profª Tânia me fez pensar entre a relaçãoque existe entre ter brinquedos ebrincar com eles. As crianças querem ter cada vez mais brinquedos e s usam cada vez menos. Algunsbrinquedos são feitos para as crianças brincarem sozinhas, não estimulam a imaginação, a criatividade, a fantasia... e a família deve estar atenta para saber escolher os brinquedos que são mais apropriadospara seus filhos.
Como escrevi em meu trabalho, as crianças devem ser estimuladas (pela escola e família) a aproveitarem ao máximo seus brinquedos e fazer dos momentos de brincadeira momentos felizes prazerosos, especiais. Vamos resgatar em nossa cultura as brincadeiras folclóricas (uantas crianças não conhecem elástico, pião, corda...) e dar mais entusiasmo à infância de nossos alunos!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

A Margarida Friorenta

Contei a história da Margarida Friorenta para os alunos daturma do Maternal 4 e eles adoraram. Então propus um desafio: confeccionarmos uma flor com sucatas e materiais diversos e nesta semana cuidar delas (cada aluno da sua) como a menina cuida da Margarida na história. Com esta atividade trabalharei e vivenciarei valores que muitas vezes são "esquecidos" na sala de aula (respeito, amizade, solidariedade, afeto, cooperação...).
Vamos ver no que dá!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Didática, Currículo e PPP

Relendo meus conceitos de Didática, Currículo e PPP, notei que o que eu achava tem certa lógica. Mas agora me pergunto: "De que adianta os professores terem estes conhecimentos, se não os utilizam? Se não avaliam nem repensam sua prática, se não inovam sua maneira de ensinar?"... "Qual o significado destas aprendizagens para nossos alunos?"
Agora nesta unidade de estudo,assistindo aos filmes, discutindo com as colegas, possamos nos aproximar das respostas e quem sabe promover mudanças...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Trabalho em grupo

Como é bom trabalhar os contos de fadas com os alunos! Eles adoram e é um ótimo momento para debatermos questões sociais, familiares, éticas, valores, sentimentos... Para a atividade de Literatura, onde cada grupo fará uma contação de história, o grupo do qual faço parte escolheu uma história que eu não conhecia "A Margarida Friorenta" de Fernanda Lopes de Almeida. É uma linda história que trata de amizade, carinho, proteção, cuidado, afeto... Enfim é linda!
É muito gratificante realizar trabalhos em grupos, pois sempre aprendemos e conhecemos algo novo!

Citações...

Estava procurando materiais sobre teatro e encontrei duas citações que me chamaram a atenção por se encaixar perfeitamente com nossos estudos nas interdisciplinas (Música, Teatro, Artes, Literatura e Ludicidade).
“O conhecimento que não é obtido através da experiência pessoal não é totalmente conhecimento.”
Lev Semenovich Vygotsky
“Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém.”
Viola Spolin

Brincar x Estudar

Quando assisti a entrevista da professora Tânia ocorreu-me logo perguntas: "Porque cada vez menos as crianças têm espaço para brincar na escola?" , "Onde está ludicidade nas aulas?" E vi que eu mesma cometo este erro. Às vezes estou tão preocupada com as atividades que esqueço que meus alunos são crianças e que precisam de momentos de descontração, que precisam brincar... Mas o que é mais importante? Há como conciliar os dois momentos nas aulas (brincar e estudar)? Eu tenho certeza que sim... Dei-me um bom puxão de orelha, reorganizei minha rotina diária e estou conseguindo contemplar todos os aspectos cognitivos na aprendizagem dos meus alunos.
Sei que muitos educadores cometem o mesmo erro que eu... Pense sobre isto! Promova mudanças!

Relato no fórum de Artes Visuais

Trabalhei com minha turma de pré-escola, para a feira do livro da minha escola, a obra da EFCB ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL da artista Tarsila do Amaral. Após fiz com meus alunos uma atividade de releitura da obra com colagem de variados tipos de papéis coloridos e assim reconstruímos a pintura num painel enorme. Trabalhamos sempre observando as figuras geométricas que aparecem na obra, assim consegui envolver outros aspectos da aprendizagem deles. Após fizemos o contorno das figura e alguns detalhes. Ficou lindo e foi muito prazeroso faze-la, e o mais legal: fomos reconhecidos como \"artistas\" pelas outras crianças da escola! Os alunos se empenharam muito nesta atividade mesmo a tendo realizado em vários dias. Acho que um importante passo foi dado, pois ao terminar as exposições da feira, meus alunos logo perguntaram: \"Profe, quando vamos fazer um trabalho assim de novo?\" Tomara que eu consiga manter este gosto pela arte em meus alunos para que eles incentivem outras pessoas a conhecerem este lindo e rico universo!Acredito que os desafios que o professor enfrenta ao trabalhar a arte como conhecimento sejam muitos começado pelo reconhecimento do que é e pode ser considerado arte, o que transmitir dela para os alunos, saber situar-se no contexto da obra. Distinguir o que trabalhar com os alunos, descobrir o que eles mais gostam, por qual tipo de obras de arte sentem-se mais atraídos... Enfim são muito e eu estou apenas começando a descobrí-los!

Conhecimento compartilhado!

Achei a segunda aula presencial de Música muito divertida e também muito importante, pois os assuntos que foram abordados eram desconhecidos por mim... A profe Simone é ótima, sabe conduzir muito bem as coisas... Pena que algumas colegas não colaboram, ficando senatadas ou até conversando paralelamente durante a aula. Acho isso uma falta de respeito com os professores... Mas todos sãoa dultos e sabem o que fazem.
Hoje quando cheguei na escola fiz com algumas colegas os exercícios aprendidos na aula de ontem. Elas adoraram e acharam muito bom para trabalhar com os alunos. Fico feliz em conseguir fazer trocas com minhas colegas, pois aprendo muito com isso. Me recordo que na atividade 3 da interdisciplina de EPPC realizei a leitura do texto: "Formação de professores: Reflexões sobre os saberes e fazeresna escola" da autora Dóris Pires Vargas Bolzan e este texto tratava do conhecimento compartilhado entre professores e alunos e entre os profssores. Bem, entendi bem e agora já consigo incluir mais esta aprendizagem na minha prática educativa! Me sinto muito realizada!

Ida à Bienal!!!

Estou ansiosa para nossa visita à Bienal! Sei que será muito proveitosa, ainda mais que agora já tenho alguns conhecimentos sobre Artes, e claro com as explicações das "Alines" (professora e tutora). Agora conseguirei compreender melhor os trabalhos artísticos, e em situar melhor nos contextos pois temos um bom embasamento teórico na interdisciplina.
Um beijo Fê

Portifólio de Aprendizagens...

Quando o semestre iniciou-se e fomos apresentadas ao "PORTIFÓLIO DE APRENDIZAGENS", achei que seria mais uma atividade... Iniciei-a com bastante atraso, por motivos de força maior, e agora enquanto estou postando minhas mensagens consigo ver a sua grandeza. Como é importante resignificar nossas aprendizagens, repensar nossa prática e obter mudanças (para melhor) pessoais e profissionais...
Espero conseguir recuperar o tempo perdido e conseguir construir um bom trabalho...
Fernanda

TEATRO

Como foi bom realizar o projeto de Teatro: pude reencontrar meu ex - alunos e o melhor de tudo: pude mostrar-lhes algo novo, que foi prazeiroso e ao mesmo tempo muito significativo nos seus desenvolvimentos... Me emocionei ao ver o quanto eles evoluiram sua capacidade cognitiva, conseguiram atingir meus objetivos que envolviam: atenção, concentração, coordenação motora, lateralidade...
Pena não poder registrar o momento!