quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cuidados X Ação pedagógica

Na educação infantil ainda está muito presente a discussão entre o cuidar e a prática pedagógica. Sei que os dois aspectos estão interligados e são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Como estou realizando meu estágio numa turma de berçário 1 senti na pele que no meu caso o cuidar vem em primeiro lugar, pois é a maior necessidade das crianças no momento e a prática pedagógica fica em segundo plano, mas é contemplada também de forma bastante presente e satisfatória. A proposta pedagógica deve ser muito bem fundamentada, pois é na educação infantil que a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dele (ou não). A proposta deve auxiliar o desenvolvimento das crianças, observando, trabalhando e suprindo suas necessidades e aguçando sua curiosidade. É na educação infantil que as crianças formam sua personalidade elas precisam ter carinho, afeto, aconchego, conhecer e respeitar os limites, saber conviver com indivíduos diferentes e tudo isso se vivencia na educação infantil.
Elas aprendem a ser e a conviver, é a fase do “como”: como devo ser e como faço para ser!

Adaptação Escolar

Logo no início do meu estágio ingressou mais um aluna na minha turma (a que faltava para completar a turma) e foi necessário iniciar uma nova adaptação. Como a adaptação mexe com o ritmo dos alunos e também o meu, pois a criança nova exige mais atenção para se sentir acolhida, segura e confortável e isso acaba gerando ciúmes nas crianças fazendo com que elas chorem bastante. Também existe a necessidade de dedicarmos um tempo à família, pois os pais precisam estar tranqüilos e confiantes para poder transmitir segurança para seu filho e promover uma adaptação mais tranquila. Acredito que a anamnese feita com os pais é o momento importante para esclarecermos nossa prática pedagógica, explicarmos o funcionamento e apresentarmos a escola, conhecer a história da família e da criança (tanto pré quanto neo- natal), enfim, fortalecermos a relação entre a família e a escola.
A adaptação deve ser levada à sério tanto pelos professores quanto pelas famílias, pois é um período de aprendizagem para a criança, para as famílias e também para a escola, além de ser o início da vida escolar da criança, independente se ela ingressa no berçário ou na pré-escola, pois é essa experiência ficará registrada e a criança carregará para sempre em si, tanto se for positiva quanto negativa.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Projeto de Estágio / Aula presencial

Ao criar meu projeto de estágio percebi que o estágio estava mais próximo do que eu pensava e já podia sentir sua concretude. Na aula presencial com a professora Gládis pude sentir um grande alívio, pois havia aquela pressão sobre como criar e desenvolver uma arquitetura pedagógica com uma turma de berçário, e ela foi bem clara ao expor o que vai exigir de nós no estágio e deu muitas dicas de atividades e de organização do espaço. Desses esclarecimentos surgiram muitas novidades, sugestões de atividades e empolgação na minha cabeça. agora é só colocar em prática!

Início do semestre e do estágio

Mais um semestre se inicia e com ele inicia um grande desafio: o estágio. Sei que já temos bastante experiência como professores, mas é um momento de aperfeiçoamento, de aprendizagens e de ressignificações de alguns conhecimentos que já temos. Por isso ele se torna um desafio maior ainda, pois possibilita fazer uma auto-avaliação de nossa prática pedagógica, e o melhor, com supervisão! Meus principais objetivos para este semestre são aperfeiçoar minha prática pedagógica, alcançar os objetivos semanais propostos no desenvolvimento do estágio e
conseguir desenvolver as habilidades e competências necessárias para o pleno desenvolvimento dos alunos. Acredito que com essas metas já consigo manter minha empolgação e ir criando meu projeto de estágio.