terça-feira, 22 de junho de 2010

Final do estágio

O final do estágio deixa uma linda marca em mim: uma marca de satisfação, de dever cumprido! Mas também deixa outras marcas: de aprendizagens, de erros, de mudança de planos, de insegurança, de frustrações...
Em minha opinião, a maior aprendizagem que eu tive nesse período do estágio, foi quanto à conscientização da importância da organização espacial e temporal adequada no berçário. As disposições do mobiliário, a importância de se deixar espaços para criar diferentes recantos com objetivos próprios e bem definidos. A escola onde leciono é bem antiga e não tem estrutura para ser uma escola de educação infantil, pois é uma casa comum que foi “ampliada” no decorrer dos anos, mas mesmo assim pude fazer um bom trabalho quanto à organização da sala para deixá-la um pouquinho mais parecida com o que seria o ideal. O fato de não ter um solário me incomoda bastante, pois nos dias frios não tenho como pegar sol com os bebês, sendo que na área coberta é muito frio e é toda de piso, e assim não podemos deixá-los engatinhar.
Sei que continuarei o restante do ano com a mesma turminha, na mesma escola, com todos as suas caracterísiticas positivas e negativas, e que continuarei a fazer projetos interessantes e importantes para as crianças com atividades bem diversificadas, mas vou sentir muita falta dos comentários e dicas da Gládis e da Rossana, que sempre me orientaram, deram sugestões, dicas e assim me guiaram muito bem nesse período importante do curso, da minha vida profissional e pessoal.

Aprendizagens no berçário / Avaliação


Na educação infantil o lúdico norteia a prática docente, e nas turmas de berçário, mais ainda, pois os bebês precisam de atividades que sejam atrativas, explorem o corpo, os sentidos, o ambiente, que divirtam, incentivem, agucem a curiosidade... E como registrar essas atividades práticas, sendo que nos berçários não é comum, nem viável em muitos casos, fazer o registro no papel? No estágio usei bastante o recurso de fotografias e filmagens o que facilitou muito o registro das atividades que foram feitas. Além de ser um ótimo recurso a ser utilizado nas avaliações das crianças (pareceres descritivos) serve também para expormos às famílias como está sendo o trabalho pedagógico na sala de aula e mostrar o desenvolvimento e aprendizagens das crianças durante os projetos desenvolvidos.

Segunda visita

Receber na minha sala de aula a visita da professora Gládis e a Sibicca foi muito bom, pois o contato pessoal é bem mais reconfortante do que o online. A presença delas me trouxe uma satisfação muito grande, e um nervosinho também, pois é o momento em que tudo o que é planejado e visto à distância se torna real, palpável, além de ter o prazer de ver as interações delas com as crianças, a verificação, avaliação e o reconhecimento do meu trabalho.

Uso das tecnologias

No início do semestre a arquitetura pedagógica me preocupava bastante, pois como eu iria desenvolver no estágio um projeto de aprendizagem com meus alunos seguindo todas as etapas que aprendemos no Seminário Integrador, se iria realizar o estágio em uma turma de berçário 1? Sendo que os alunos nem falam ainda! A preocupação foi embora no momento em que tivemos a primeira aula presencial do semestre e a professora Gládis nos explicou como iria se desenvolver o estágio. Fiquei feliz que as adaptações da arquitetura pedagógica à realidade das turmas foram incentivadas e com isso clareou bastante as minhas idéias. Apesar de no início estar sem idéias de como usar as tecnologias durante o estágio, acredito que consegui incorporá-las bem no decorrer das atividades e dos projetos desenvolvidos.
Proporcionei aos alunos manusearem um laptop de brinquedos para poderem explorar os botões, os sons e as imagens disponíveis; também proporcionei momentos em que as crianças puderam assistir vídeos curtinhos em um notebook de verdade (e foi bem divertido, pois as crianças até lamberam o note), viram imagens e também suas próprias fotos conseguindo identificar-se e também aos colegas, além de ouvir músicas e historinhas... E os recursos que mais utilizei foram a filmagem e as fotografias para registrar as atividades realizadas, as descobertas, as reações e explorações à algo novo, enfim nossos momentos mais marcantes!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Primeira visita do estágio

Mesmo sendo avisada com antecedência das visitas, sempre dá um friozinho na barriga e ao ver a Rossana chegando deu um nervosismo, mas logo que ela entrou na sala passou tudo e eu me senti bastante à vontade com ela, pois ela interagiu muito com as crianças, conversou comigo, com a minha colega (Fernanda) e com a minha interlocutora (que é a diretora). É muito bom ter esse acompanhamneto, pois podemos mostrar os resultados e frutos que nosso trabalho está gerando e compartilhar nossas angústias e outros sentimentos.

Um desabafo...

Durante meu estágio, a partir da semana 4 mais precisamente, as crianças ficaram muito doentes em decorrência das mudanças do clima e também por causa de algumas viroses que pairavam em nossa escola. Com isso muitos alunos faltaram muitos dias e assim não puderam participar de todas as atividades propostas por mim. E isso me frustra muito, pois ao planejar imagino uma coisa e as aplicações não saíram como o planejado. Sei que faz parte, que quando lidamos com pessoas imprevistos sempre acontecem, mas isso realmente me incomoda um pouco, pois preciso sempre estar em processo de readaptação para essas crianças que faltam muito!
Enfim, basta levantar a cabeça e seguir em frente, pois ainda temos muita coisa para percorrer!

Momento Cultural


No final do mês de maio tivemos o Momento Cultural na escola, que é um momento onde cada turma apresenta algo que esteja trabalhando e que gostaria de compartilhar com as outras turmas da escola. Como minha turma é bastante pequena para poder fazer uma dança ou algo mais elaborado apresentamos (eu e a Fernanda) a bandeira que confeccionamos com as crianças para festejarmos o Kerb. Na confecção usamos papel picado, e tinta têmpera. Depois que iniciamos a pintura nós nos demos conta de que a faixa que deve ser preta ficou no meio em vez de ser em cima, durante a apresentação explicamos nosso equívoco e terminamos o momento cultural com algumas bandinhas típicas alemãs que todas as crianças dançaram alegremente. É importante ressaltar que o objetivo amior do Momento cultural é socializar as turmas e as atividades que estão sendo desenvolvidas, mas para o Berçário o principal objetivo é integrar-se com o novo ambiente (que no caso é o refeitório da escola) e às outras crianças da escola, sendo que na maioria do tempo ficamos dentro da nossa sala de aula e não temos muito contato com elas.