domingo, 17 de outubro de 2010

Competências desenvolvidas ao longo do curso...

Do início do PEAD até o nono semestre desenvolvi e adquiri muitas competências como organização, dedicação, compartilhar conhecimentos com as colegas de curso e colegas de trabalho, dialogar, aplicar as aprendizagens obtidas em sala de aula, repensar e ressignificar conceitos e aprendizagens, adaptar as aprendizagens à minha realidade e a dos meus alunos, argumentar com evidências...
Ser humilde ao ponto de aceitar que minha atitude ou prática não esava correta e me permitir tentar fazer de outra maneira, como por exemplo deixar de desenvolver projetos de ensino, que são mais fáceis e práticos de planejar e realizar e iniciar o trabalho com PAs que são projetos mais trabalhosos, que lidam com o imprevisto, que realmente propiciam aprendizagens para os alunos, pois a descenttralização do papel do professor dá mais liberdade e oportunidade de busca e conhecimento aos alunos, valorizando seus saberes e dúvidas.
O Seminário Integrador de todos os semestres foi muito importante no desenvolvimento do curso, pois me incentivou a usar as mais variadas tecnologias tanto no planejamento das aulas, como também com os alunos, como também serviu de suporte para as disciplinas e foi o requisito para que o portfólio criasse forma e me desse essa oportunidade de estar aqui, agora, repensando e reavaliando minha trajetória no curso e minhas aprendizagens.

1º, 2º e 3º semestres

No início do curso não gostava de trabalhar com fóruns, pois achava muito trabalhoso ficar acompanhando a imensa quantidade de páginas que iam se formando com os diálogos escritos. Postava poucas vezes e essa atitude me incomodava, pois é inaceitável ter "preguiça" e participar mais das atividades! Não entendia como agora que os fóruns são um canal de comunicação muito rico, que proporciona muitas possibilidades de conversas e trocas de ideias, além de respeitarmos as opiniões alheias e conseguirmos dialogar sobre nossas diferenças de opiniões.
Nos fóruns dos semestres seguintes me dediquei mais, mas não o quanto julgo ser suficiente. Desde o início do PEAD foi falado em dedicação, de organização, pois como o curso é à distância fica muito fácil de nos perdermos e acabarmos ficando atrasadas nas atividades, como aconteceu comigo em vários semestres.
Sem dúvida a organização foi um aspecto fundamental para o sucesso e avanço no curso.

Postagem sobre o primeiro e segundo semestres...

Ingressei no segundo chamado para o PEAD, em abril de 2007. O curso já estava em andamento do segundo semestre, por isso meu primeiro semestre abrangeu 2006/2 e 2007/1, realizando 6 interdisciplinas. Foi um momento bem complicado, pois tudo era novidade, tive que conhecer o ROODA, PBWORKS, colegas, professores e foi muito cansativo. Ao reler minhas postagens vejo como eu estava empolgada e entusiasmada: minhas atividades eram todas coloridas, cheias de imagens e no final sempre deixavaa um recadinho de despedida (beijo).
A consistência da escrita era bem simples, apresentava poucos trechos dissertativos, mais partes narrativas e descritivas. Também avalio a escrita do começo do curso sem porgressão, pois faltava a continuidade das ideias nos parágrafos decorrentes. Lendo as produções antigas percebo que a escrita era "truncada" com dificuldade de fazê-la fluir.
Outro aspecto observado é que a apresentação dos trabalhos deixava muito a desejar: os trabalhos não possuíam cabeçalhos e alguns não apresentavam a formatação adequada.
Pensando e avaliando de 2007 até agora, considero que minha escrita e argumentação melhoraram bastante e os trabalhos também possuem uma apresentação acadêmica, não mais tão coloridos e enfeitados quanto antes. Também notei que a relação da teoria que aprendíamos nas interdisciplinas com a prática da sala de aula ficou mais clara e também mais consistente, pois consegui aprender e assimilar muitos conceitos importantes das teorias de Freud, Piaget, Alfabetização e Letramento e aplicá-los em minhas aulas e também passei a entender melhor algumas atitudes das crianças, e até minhas, e consegui lidar de maneira correta com elas.