segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Semestre 6

Neste semestre prosseguimos com a elaboração dos PAs e também inovamos em um aspecto: avaliamos os PAs construídos pelos outros grupos. Eu avaliei o grupo que construiu o PA sobre o Rio dos Sinos e foi muito bom ver que os componentes do grupo leram a análise feita por mim e responderam, expondo seus pontos de vistas e algumas explicações (justificativas). Avaliar e ser avaliado são situações complexas, pois temos que ser neutros, deixando de lado as amizades. Mas foi uma experiência bem prazerosa e construtiva, pois críticas bem elaboradas e coesas são sempre uma forma de aprendizagem e crescimento.
Na interdisciplina de Questões étnico-raciais na educação foi possível resgatar diferentes culturas e etnias, valorizando e respeitando-as destacando a importância de incluí-las na sociedade. Tendo uma visão mais centrada com o cuidado de trabalhar essas culturas com os alunos valorizando-as e não tratando como se fosse parte do folclore...
Em Psicologia II destaco a aprendizagem que envolve o aprofundamento do conhecimento que tinha sobre o Método Clínico Piagetiano e a incrível experiência de testar uma criança, analisar e verificar em qual estádio ela se encontra. E também estudar com profundidade como se dá o processo de aprendizagem dos sujeitos (ação sobre o objeto, assimilação e acomodação). Filosofia da educação trabalhou um aspecto que se relaciona com a interdisciplina de Psicologia II: noções de justiça e moralidade, sendo ilustrada pelo filme Clube do Imperador e os trabalhos e debates realizados posteriormente. Também foi discutido na construção da noção de moral e justiça nas crianças e como o professor pode influenciar nessa construção.
O workshop de avaliação trouxe uma novidade, realizamos a síntese baseada no filme ENTRE OS MUROS DA ESCOLA. Foi uma nova situação, mas que foi bem produtiva, pois consegui fazer as relações com as interdisciplinas e também inovei minha apresentação, pois usei um mapa conceitual dentro da mesma.

sábado, 20 de novembro de 2010

Semestre 5

Semestre 5:
Já na metade do curso, tinha bastante conhecimentos e aprendizagens obtidas, mas com a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, pude compreender um pouco mais dos adultos e não somente de crianças, que é geralmente estudado. Também conheci melhor a teoria de Erik Erikson, que até aquele momento só conhecia superficialmente, identificando aspectos da teoria em pessoas próximas a mim.
Com o Seminário Integrador tive minha primeira experiência em desenvolver no curso um Projeto de Aprendizagem. Foi tudo novo e complicado de realizar à distância e principalmente em realizar PAs com meus alunos, em sala de aula.
Já em projeto Pedagógico em Ação obtive muita informação, pois nunca tinha participado da construção ou reestruturação de um PPP e a partir da interdisciplina pude conhecer todos os aspectos, passos e formalidades que isto exige e também me tornei consciente da importância que os professores e a comunidade escolar possuem neste processo. Sem falar da real importância do PPP que deve ser adequado à realidade da escola e aplicado, não apenas ser “bonito” no papel e não existir na prática, como acontece em algumas escolas.
Já nas interdisciplinas que abrangeram a escola, sua gestão e organização destaco como maior destaque os estudos referentes à implantação da Gestão Democrática na escola, que não é o caso de onde trabalho. A Gestão democrática exige que o PPP e o Regimento Escolar sejam relacionados, que os professores tenham realmente autonomia e participem das tomadas de decisões da escola. Essa implantação é um processo complexo e lento que modifica algumas posturas predominantes na escola e também exige a participação atuante da comunidade escolar. Ressalto aqui que a escola onde leciono está iniciando esse processo e posso afirmar que é muito mais complexo na prática do que na teoria!

Semestre 4

No semestre 4 obtive muitas aprendizagens referentes à conteúdos bem específicos do Ensino Fundamental: Matemática, Estudos Sociais e Ciências Naturais. Como sempre trabalhei mais na Educação Infantil não tinha muita experiência nessas disciplinas, pois com meus alunos sempre trabalhava iniciando as bases necessárias para poderem cursar essas disciplinas mais tarde.
Tendo a oportunidade de realizar leituras bem focadas nos contextos, criando atividades pedagógicas referentes aos assuntos estudados e adquirindo muito embasamento teórico com as leituras sugeridas pelas interdisciplinas, fornecendo melhores bases no meu planejamento e na minha prática pedagógica. Dessas aprendizagens destaco principalmente na interdisciplina representação do Mundo pela Matemática, pois para cada fundamento trabalhado foi necessário criar e postar várias atividades que desenvolviam esses conceitos. Foram interdisciplinas muito importantes e também trabalhosas, porque exigiram bastante tempo e dedicação, pois foram realizadas inúmeras atividades. Uma característica que permeia essas interdisciplinas é o fato de todas exigirem e trabalharem as experiências vivenciadas por nós em seus aspectos trabalhados, tanto pessoalmente como com os alunos, o que é bem importante para minha vida e também na minha prática pedagógica.
A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação (TICS) me proporcionou relacionar, através de uma linha de tempo, fatos pessoais com fatos históricos e também espaços e tempos variados, através da informática. A aprendizagem mais marcante foi a criação de um texto coletivo em espaço virtual, que quase me deixou maluca, porque um texto coletivo já gera polêmicas e discussões sendo construído pessoalmente, imagine o que passei à distância! Mas no final deu tudo certo e eu aprendi a ser muito paciente e respeitar as minhas colegas e suas opiniões!
Já o Seminário Integrador 4 proporcionou o início (a base) dos trabalhos que desenvolvemos com os Projetos de Aprendizagem (PAs). Começamos a aprender a trabalhar com perguntas, como classificá-las percebendo sua formulação, as possibilidades de pesquisa e respostas de cada uma e também como procurar as respostas e como aplicar essa metodologia com nossos alunos. Essa prática torna os alunos mais espertos e independentes, pois são instigados a buscar mais novidades e conhecimentos. O Plano Individual de Estudos possibilitou que eu registrasse minhas reais e atuais necessidades como aluna e também como professora. A realização desta atividade me proporcionou satisfação por ter conseguido atingir a maioria das metas planejadas, gerando satisfação, novos conhecimentos e dessa forma avanços profissionais.
Enfim, minha principal aprendizagem neste semestre foi olhar criticamente para mim mesma e também para minha prática docente, podendo reavaliar minha postura pessoal e também a minha postura profissional, pois as interdisciplinas exigiram aplicação de várias atividades e dessa forma consegui ampliar, renovar e melhorar minha prática com os comentários e sugestões dos professores e tutores.