quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cuidados X Ação pedagógica

Na educação infantil ainda está muito presente a discussão entre o cuidar e a prática pedagógica. Sei que os dois aspectos estão interligados e são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Como estou realizando meu estágio numa turma de berçário 1 senti na pele que no meu caso o cuidar vem em primeiro lugar, pois é a maior necessidade das crianças no momento e a prática pedagógica fica em segundo plano, mas é contemplada também de forma bastante presente e satisfatória. A proposta pedagógica deve ser muito bem fundamentada, pois é na educação infantil que a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dele (ou não). A proposta deve auxiliar o desenvolvimento das crianças, observando, trabalhando e suprindo suas necessidades e aguçando sua curiosidade. É na educação infantil que as crianças formam sua personalidade elas precisam ter carinho, afeto, aconchego, conhecer e respeitar os limites, saber conviver com indivíduos diferentes e tudo isso se vivencia na educação infantil.
Elas aprendem a ser e a conviver, é a fase do “como”: como devo ser e como faço para ser!

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fê!! Podemos pensar que o próprio cuidado torna-se estratégia pedagógica ;)
Abração

Fernanda disse...

É verdade Simone o cuidar acaba tornando-se realmente parte da prática pedagógica, pois há muitas aprendizagens envolvidas nesse "cuidado"!
Bjs