terça-feira, 8 de setembro de 2009

Múltiplas linguagens

Acredito que o diferencial entre falar, ler e escrever se dá principalmente pelas culturas diversas das pessoas. Cada indivíduo está inserido em um contexto, numa realidade diferente e assim possui uma cultura com muitas peculiaridades (etnias, sotaque, nível de escolaridade, riqueza de vocabulário...). E é isso que faz surgirem tantas diferenças.
A situação também faz diferença no modo de falarmos, lermos e escrevermos: no ambiente de trabalho e escolar falamos e escrevemos de um modo mais formal, do que se estivéssemos em casa conversando com os amigos e tomando chimarrão.
Agora cabe à escola perceber estas diferenças e incorporá-las em seu cotidiano, repensando o que significa falar, ler e escrever bem. Acredito que ações concretas na sala de aula terão resultados a curto prazo. Ações como: valorizar as diferenças lingüísticas explorando detalhadamente os textos trabalhados na escola, valorizando e discutindo as diferenças para que os alunos compreendam o uso adequado ou não da linguagem e apliquem em suas vidas; promover momentos de leitura oral e silenciosa nas aulas para trabalhar a oralidade e assim enriquecer o vocabulário das crianças...

2 comentários:

Melissa disse...

Fernanda,
uma postagem muito bem argumentada, mas penso que poderias trazer evidências de sua prática pedagógica e de sua vida. Como são as conversar no ambiente de trabalho? e na escola? quais são as diferenças que observa?
Beijos
Melissa

Fernanda disse...

Oi Melissa!
Acredito que no ambiente de trabalho as conversas sejam mais formais, pois temos muitas responsabilidades e estamos executando nosso serviço. Já na escola (como aluna)vejo as conversas mais informais, onde cada um se expressa com suas peculiariedades, mesmo em relação ao porfessor. Já como profissional na esocla noto que as conversas mais formais são feitas com os pais e responsáveis pelas crianças. Com os alunos temos um clima agradável, de cumplicidade e harmonia.