- Ambos exigem a concentração e a participação ativa do aluno;
- Ensino Ativo: o professor cria possibilidades, condições para que o aluno construa suas aprendizagens;
- Relação entre saber escolar e saber cotidiano: eles devem estar conectados, senão causa alienação. Se só o saber escolar for valorizado não há aprendizagem significativa para os alunos. Se só o saber cotidiano for valorizado o aluno não cria nada de novo, não consegue fazer uma releitura do mundo;
- Diálogo: ttodos tem direito de falar e o dever de ouvir. O diálogo deve estar presente na sala de aula para que novas aprendizagens sejam construídas e o professor deve aproveitar esses momentos para perceber aspectos importantes do seu aluno.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Elementos em comum entre os centros de interesse e a pedagogia por projetos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Fernanda:
Para qualificar a tua postagem seria interessante que pudesses trazer algum referencial teórico para auxiliar na sustentação dos elementos em comum de Centros de Interesse e da Pedagogia por Projetos e inclusive, para apontar diferenças.
Refletindo sobre a tua prática de sala de aula, utilizas alguma dessas metodologias? E as demais colegas?
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário