terça-feira, 22 de junho de 2010

Uso das tecnologias

No início do semestre a arquitetura pedagógica me preocupava bastante, pois como eu iria desenvolver no estágio um projeto de aprendizagem com meus alunos seguindo todas as etapas que aprendemos no Seminário Integrador, se iria realizar o estágio em uma turma de berçário 1? Sendo que os alunos nem falam ainda! A preocupação foi embora no momento em que tivemos a primeira aula presencial do semestre e a professora Gládis nos explicou como iria se desenvolver o estágio. Fiquei feliz que as adaptações da arquitetura pedagógica à realidade das turmas foram incentivadas e com isso clareou bastante as minhas idéias. Apesar de no início estar sem idéias de como usar as tecnologias durante o estágio, acredito que consegui incorporá-las bem no decorrer das atividades e dos projetos desenvolvidos.
Proporcionei aos alunos manusearem um laptop de brinquedos para poderem explorar os botões, os sons e as imagens disponíveis; também proporcionei momentos em que as crianças puderam assistir vídeos curtinhos em um notebook de verdade (e foi bem divertido, pois as crianças até lamberam o note), viram imagens e também suas próprias fotos conseguindo identificar-se e também aos colegas, além de ouvir músicas e historinhas... E os recursos que mais utilizei foram a filmagem e as fotografias para registrar as atividades realizadas, as descobertas, as reações e explorações à algo novo, enfim nossos momentos mais marcantes!

Nenhum comentário: