domingo, 17 de outubro de 2010

Competências desenvolvidas ao longo do curso...

Do início do PEAD até o nono semestre desenvolvi e adquiri muitas competências como organização, dedicação, compartilhar conhecimentos com as colegas de curso e colegas de trabalho, dialogar, aplicar as aprendizagens obtidas em sala de aula, repensar e ressignificar conceitos e aprendizagens, adaptar as aprendizagens à minha realidade e a dos meus alunos, argumentar com evidências...
Ser humilde ao ponto de aceitar que minha atitude ou prática não esava correta e me permitir tentar fazer de outra maneira, como por exemplo deixar de desenvolver projetos de ensino, que são mais fáceis e práticos de planejar e realizar e iniciar o trabalho com PAs que são projetos mais trabalhosos, que lidam com o imprevisto, que realmente propiciam aprendizagens para os alunos, pois a descenttralização do papel do professor dá mais liberdade e oportunidade de busca e conhecimento aos alunos, valorizando seus saberes e dúvidas.
O Seminário Integrador de todos os semestres foi muito importante no desenvolvimento do curso, pois me incentivou a usar as mais variadas tecnologias tanto no planejamento das aulas, como também com os alunos, como também serviu de suporte para as disciplinas e foi o requisito para que o portfólio criasse forma e me desse essa oportunidade de estar aqui, agora, repensando e reavaliando minha trajetória no curso e minhas aprendizagens.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Fê!!

Muito legal essa retomada, faz um balanço mais amplo do próprio curso.

Abração!