No semestre 4 obtive muitas aprendizagens referentes à conteúdos bem específicos do Ensino Fundamental: Matemática, Estudos Sociais e Ciências Naturais. Como sempre trabalhei mais na Educação Infantil não tinha muita experiência nessas disciplinas, pois com meus alunos sempre trabalhava iniciando as bases necessárias para poderem cursar essas disciplinas mais tarde.
Tendo a oportunidade de realizar leituras bem focadas nos contextos, criando atividades pedagógicas referentes aos assuntos estudados e adquirindo muito embasamento teórico com as leituras sugeridas pelas interdisciplinas, fornecendo melhores bases no meu planejamento e na minha prática pedagógica. Dessas aprendizagens destaco principalmente na interdisciplina representação do Mundo pela Matemática, pois para cada fundamento trabalhado foi necessário criar e postar várias atividades que desenvolviam esses conceitos. Foram interdisciplinas muito importantes e também trabalhosas, porque exigiram bastante tempo e dedicação, pois foram realizadas inúmeras atividades. Uma característica que permeia essas interdisciplinas é o fato de todas exigirem e trabalharem as experiências vivenciadas por nós em seus aspectos trabalhados, tanto pessoalmente como com os alunos, o que é bem importante para minha vida e também na minha prática pedagógica.
A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação (TICS) me proporcionou relacionar, através de uma linha de tempo, fatos pessoais com fatos históricos e também espaços e tempos variados, através da informática. A aprendizagem mais marcante foi a criação de um texto coletivo em espaço virtual, que quase me deixou maluca, porque um texto coletivo já gera polêmicas e discussões sendo construído pessoalmente, imagine o que passei à distância! Mas no final deu tudo certo e eu aprendi a ser muito paciente e respeitar as minhas colegas e suas opiniões!
Já o Seminário Integrador 4 proporcionou o início (a base) dos trabalhos que desenvolvemos com os Projetos de Aprendizagem (PAs). Começamos a aprender a trabalhar com perguntas, como classificá-las percebendo sua formulação, as possibilidades de pesquisa e respostas de cada uma e também como procurar as respostas e como aplicar essa metodologia com nossos alunos. Essa prática torna os alunos mais espertos e independentes, pois são instigados a buscar mais novidades e conhecimentos. O Plano Individual de Estudos possibilitou que eu registrasse minhas reais e atuais necessidades como aluna e também como professora. A realização desta atividade me proporcionou satisfação por ter conseguido atingir a maioria das metas planejadas, gerando satisfação, novos conhecimentos e dessa forma avanços profissionais.
Enfim, minha principal aprendizagem neste semestre foi olhar criticamente para mim mesma e também para minha prática docente, podendo reavaliar minha postura pessoal e também a minha postura profissional, pois as interdisciplinas exigiram aplicação de várias atividades e dessa forma consegui ampliar, renovar e melhorar minha prática com os comentários e sugestões dos professores e tutores.
Tendo a oportunidade de realizar leituras bem focadas nos contextos, criando atividades pedagógicas referentes aos assuntos estudados e adquirindo muito embasamento teórico com as leituras sugeridas pelas interdisciplinas, fornecendo melhores bases no meu planejamento e na minha prática pedagógica. Dessas aprendizagens destaco principalmente na interdisciplina representação do Mundo pela Matemática, pois para cada fundamento trabalhado foi necessário criar e postar várias atividades que desenvolviam esses conceitos. Foram interdisciplinas muito importantes e também trabalhosas, porque exigiram bastante tempo e dedicação, pois foram realizadas inúmeras atividades. Uma característica que permeia essas interdisciplinas é o fato de todas exigirem e trabalharem as experiências vivenciadas por nós em seus aspectos trabalhados, tanto pessoalmente como com os alunos, o que é bem importante para minha vida e também na minha prática pedagógica.
A interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação (TICS) me proporcionou relacionar, através de uma linha de tempo, fatos pessoais com fatos históricos e também espaços e tempos variados, através da informática. A aprendizagem mais marcante foi a criação de um texto coletivo em espaço virtual, que quase me deixou maluca, porque um texto coletivo já gera polêmicas e discussões sendo construído pessoalmente, imagine o que passei à distância! Mas no final deu tudo certo e eu aprendi a ser muito paciente e respeitar as minhas colegas e suas opiniões!
Já o Seminário Integrador 4 proporcionou o início (a base) dos trabalhos que desenvolvemos com os Projetos de Aprendizagem (PAs). Começamos a aprender a trabalhar com perguntas, como classificá-las percebendo sua formulação, as possibilidades de pesquisa e respostas de cada uma e também como procurar as respostas e como aplicar essa metodologia com nossos alunos. Essa prática torna os alunos mais espertos e independentes, pois são instigados a buscar mais novidades e conhecimentos. O Plano Individual de Estudos possibilitou que eu registrasse minhas reais e atuais necessidades como aluna e também como professora. A realização desta atividade me proporcionou satisfação por ter conseguido atingir a maioria das metas planejadas, gerando satisfação, novos conhecimentos e dessa forma avanços profissionais.
Enfim, minha principal aprendizagem neste semestre foi olhar criticamente para mim mesma e também para minha prática docente, podendo reavaliar minha postura pessoal e também a minha postura profissional, pois as interdisciplinas exigiram aplicação de várias atividades e dessa forma consegui ampliar, renovar e melhorar minha prática com os comentários e sugestões dos professores e tutores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário