Neste semestre prosseguimos com a elaboração dos PAs e também inovamos em um aspecto: avaliamos os PAs construídos pelos outros grupos. Eu avaliei o grupo que construiu o PA sobre o Rio dos Sinos e foi muito bom ver que os componentes do grupo leram a análise feita por mim e responderam, expondo seus pontos de vistas e algumas explicações (justificativas). Avaliar e ser avaliado são situações complexas, pois temos que ser neutros, deixando de lado as amizades. Mas foi uma experiência bem prazerosa e construtiva, pois críticas bem elaboradas e coesas são sempre uma forma de aprendizagem e crescimento.
Na interdisciplina de Questões étnico-raciais na educação foi possível resgatar diferentes culturas e etnias, valorizando e respeitando-as destacando a importância de incluí-las na sociedade. Tendo uma visão mais centrada com o cuidado de trabalhar essas culturas com os alunos valorizando-as e não tratando como se fosse parte do folclore...
Em Psicologia II destaco a aprendizagem que envolve o aprofundamento do conhecimento que tinha sobre o Método Clínico Piagetiano e a incrível experiência de testar uma criança, analisar e verificar em qual estádio ela se encontra. E também estudar com profundidade como se dá o processo de aprendizagem dos sujeitos (ação sobre o objeto, assimilação e acomodação). Filosofia da educação trabalhou um aspecto que se relaciona com a interdisciplina de Psicologia II: noções de justiça e moralidade, sendo ilustrada pelo filme Clube do Imperador e os trabalhos e debates realizados posteriormente. Também foi discutido na construção da noção de moral e justiça nas crianças e como o professor pode influenciar nessa construção.
O workshop de avaliação trouxe uma novidade, realizamos a síntese baseada no filme ENTRE OS MUROS DA ESCOLA. Foi uma nova situação, mas que foi bem produtiva, pois consegui fazer as relações com as interdisciplinas e também inovei minha apresentação, pois usei um mapa conceitual dentro da mesma.
Na interdisciplina de Questões étnico-raciais na educação foi possível resgatar diferentes culturas e etnias, valorizando e respeitando-as destacando a importância de incluí-las na sociedade. Tendo uma visão mais centrada com o cuidado de trabalhar essas culturas com os alunos valorizando-as e não tratando como se fosse parte do folclore...
Em Psicologia II destaco a aprendizagem que envolve o aprofundamento do conhecimento que tinha sobre o Método Clínico Piagetiano e a incrível experiência de testar uma criança, analisar e verificar em qual estádio ela se encontra. E também estudar com profundidade como se dá o processo de aprendizagem dos sujeitos (ação sobre o objeto, assimilação e acomodação). Filosofia da educação trabalhou um aspecto que se relaciona com a interdisciplina de Psicologia II: noções de justiça e moralidade, sendo ilustrada pelo filme Clube do Imperador e os trabalhos e debates realizados posteriormente. Também foi discutido na construção da noção de moral e justiça nas crianças e como o professor pode influenciar nessa construção.
O workshop de avaliação trouxe uma novidade, realizamos a síntese baseada no filme ENTRE OS MUROS DA ESCOLA. Foi uma nova situação, mas que foi bem produtiva, pois consegui fazer as relações com as interdisciplinas e também inovei minha apresentação, pois usei um mapa conceitual dentro da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário