sábado, 11 de dezembro de 2010

Semestre 7


No sétimo semestre a interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos foi muito elucidativa, pois nunca tive experiência com EJA, e pude conhecer e compreender o “Método Paulo Freire”, aprendendo muito com suas experiências e também aprender a respeitar as diferenças dos educandos e também valorizar os conhecimentos prévios dos alunos partindo destes na atividade educativa, para proporcionar uma aprendizagem com maior valor. Aprendi muito sobre as características dos alunos da EJA, as dificuldades que encontram no cotidiano e na sala de aula e também quais os conceitos relevantes na prática da EJA. A autora Marta Kohl de Oliveira trouxe de uma maneira clara e objetiva muito conhecimento nesta área de educação.
Já em Linguagem e Educação pude refletir muito sobre conceitos de letramento, oralidade e práticas de leitura na escola e no ambiente doméstico.
LIBRAS me proporcionou conhecimentos sobre a história dos surdos, como se dá a educação deste grupo e também aprendi alguns sinais, que faz com quem esteja próxima desta comunidade consiga admirá-los e respeitá-los ainda mais. Uma aprendizagem importantíssima é que aprendi que LIBRAS é uma forma de linguagem e não uma “tradução” do português em sinais.
Em Didática minhas maiores aprendizagens foram a cerca do trabalho com projetos e também sobre planejamento, pois pude aprofundar meus conceitos e opiniões com as teorias estudadas na interdisciplina (Freinet e Montessori). A interdisciplina de Didática e o Seminário Integrador 7 se encontraram em alguns momentos em ambos trabalhamos com projetos de Aprendizagem e também com Arquiteturas Pedagógicas.

Nenhum comentário: