sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Semestre 9

Após a difícil caminhada do estágio, iniciou-se um percurso mais teórico a ser percorrido: a elaboração do TCC. As inquietações surgidas durante o estágio ganharam concretude e a partir delas fui delinenado minhas pesquisas e dando forma ao meu trabalho. No decorrer do estágio as adaptações dos bebês foram muitas e algumas muito desgastantes tanto para mim, quanto para a criança e para a família. Com isso me senti instigada a pesquisar sobre como se dá o processo de separação entre mãe e bebê no período de adaptação à Educação Infantil (o título do trabalho é ADAPTAÇÃO DE BEBÊS À ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NA SEPARAÇÃO ENTRE MÃE E BEBÊ). Realizei pesquisas bibliográficas e também entrevistas com as mães do meus dez alunos e a partir das minhas observações, prática pedagógica, pesquisas e dados coletados fui tecendo minhas idéias e argumentos e elaborando meu trabalho.
Após 3 meses de muito esforço e dedicação consegui fazer um bom trabalho, contemplando plenamente minha questão de investigação e os objetivos propostos. Durante a elaboração do trabalho obtive várias aprendizagens relativas ao período de adaptação e também sobre o forte vínculo que existe entre a mãe e seu bebê (que me serão muito úteis, pois ainda não sou mãe!)

Nenhum comentário: