sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Metacognição

O percurso desta graduação me ensinou muito, mas posso destacar uma como sendo a primordial: a METACOGNIÇÃO, da qual se originaram todas as outras aprendizagens. No início achava que a metacognição era prender a aprender, mas depois de 9 semestres de curso, sendo sempre instigada a repensar minhas aprendizagens e refletir sobre elas, evidenciando argumentos contundentes me dei conta de que a metacognição é muito mais...
São os conhecimentos que temos e usamos enquanto resolvemos uma tarefa, é conhecer as minhas capacidades e limitações com o objetivo de sempre melhorar meus resultados no processo de aprendizagem.
Com o curso, principalmente as interdisciplinas do Seminário Integrador (as 9 edições, hehehe) aprendi a ser consciente de minhas capacidades, analisar e avaliar como se conhece e como se aprende.
Outro aspecto que considero muito importante é o fato de que durante todo o curso termos tido poucas interdisciplinas referentes à Educação Infantil, pois o curso habilita também para essa área. Senti mais a falta desses estudos durante o estágio curricular e durante a elaboração do TCC, pois realizei ambos nesta área e senti na pele a falta de mais embasamento. Deixo aqui registrado um imenso agradecimento à professora Gládis Kaercher, que deu todo o suporte, apoio e encorajamento necessário para superar e “sobreviver” a esses períodos!
Reavaliando minha postura e dedicação, dois aspectos que deixei a desejar muito durante o curso todo foram a pontualidade com as postagens do Portfólio de Aprendizagens e a participação dos fóruns feitos durante o curso. Agora no final do curso sei perfeitamente da importância da construção do portfólio, pois sem ele seria muito difícil construir as reflexões propostas no Eixo IX. Mas não fui organizada e madura o suficiente para ser pontual e comprometida com minhas atividades. Já sobre os fóruns, participei de todos os lançados no curso, mas fiz por obrigação, pois não fazia com prazer e com a dedicação necessária, pois era muito maçante para eu ler páginas e páginas de relatos das colegas. Agora sei o quanto deixei de aprender e de ler coisas interessantes e enriquecedoras. Mas se aprende com os erros, e muito!
“ENSINAR É UM EXERCÍCIO DE IMORTALIDADE. DE ALGUMA FORMA CONTINUAMOS A VIVER NAQUELES CUJOS OLHOS APRENDERAM A VER O MUNDO PELA MAGIA DA NOSSA PALAVRA. O PROFESSOR, ASSIM NÃO MORRE JAMIAS.”

Rubem Alves

Nenhum comentário: