Semestre 5:
Já na metade do curso, tinha bastante conhecimentos e aprendizagens obtidas, mas com a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, pude compreender um pouco mais dos adultos e não somente de crianças, que é geralmente estudado. Também conheci melhor a teoria de Erik Erikson, que até aquele momento só conhecia superficialmente, identificando aspectos da teoria em pessoas próximas a mim.
Com o Seminário Integrador tive minha primeira experiência em desenvolver no curso um Projeto de Aprendizagem. Foi tudo novo e complicado de realizar à distância e principalmente em realizar PAs com meus alunos, em sala de aula.
Já em projeto Pedagógico em Ação obtive muita informação, pois nunca tinha participado da construção ou reestruturação de um PPP e a partir da interdisciplina pude conhecer todos os aspectos, passos e formalidades que isto exige e também me tornei consciente da importância que os professores e a comunidade escolar possuem neste processo. Sem falar da real importância do PPP que deve ser adequado à realidade da escola e aplicado, não apenas ser “bonito” no papel e não existir na prática, como acontece em algumas escolas.
Já nas interdisciplinas que abrangeram a escola, sua gestão e organização destaco como maior destaque os estudos referentes à implantação da Gestão Democrática na escola, que não é o caso de onde trabalho. A Gestão democrática exige que o PPP e o Regimento Escolar sejam relacionados, que os professores tenham realmente autonomia e participem das tomadas de decisões da escola. Essa implantação é um processo complexo e lento que modifica algumas posturas predominantes na escola e também exige a participação atuante da comunidade escolar. Ressalto aqui que a escola onde leciono está iniciando esse processo e posso afirmar que é muito mais complexo na prática do que na teoria!
Já na metade do curso, tinha bastante conhecimentos e aprendizagens obtidas, mas com a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, pude compreender um pouco mais dos adultos e não somente de crianças, que é geralmente estudado. Também conheci melhor a teoria de Erik Erikson, que até aquele momento só conhecia superficialmente, identificando aspectos da teoria em pessoas próximas a mim.
Com o Seminário Integrador tive minha primeira experiência em desenvolver no curso um Projeto de Aprendizagem. Foi tudo novo e complicado de realizar à distância e principalmente em realizar PAs com meus alunos, em sala de aula.
Já em projeto Pedagógico em Ação obtive muita informação, pois nunca tinha participado da construção ou reestruturação de um PPP e a partir da interdisciplina pude conhecer todos os aspectos, passos e formalidades que isto exige e também me tornei consciente da importância que os professores e a comunidade escolar possuem neste processo. Sem falar da real importância do PPP que deve ser adequado à realidade da escola e aplicado, não apenas ser “bonito” no papel e não existir na prática, como acontece em algumas escolas.
Já nas interdisciplinas que abrangeram a escola, sua gestão e organização destaco como maior destaque os estudos referentes à implantação da Gestão Democrática na escola, que não é o caso de onde trabalho. A Gestão democrática exige que o PPP e o Regimento Escolar sejam relacionados, que os professores tenham realmente autonomia e participem das tomadas de decisões da escola. Essa implantação é um processo complexo e lento que modifica algumas posturas predominantes na escola e também exige a participação atuante da comunidade escolar. Ressalto aqui que a escola onde leciono está iniciando esse processo e posso afirmar que é muito mais complexo na prática do que na teoria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário