* Projeto de Aprendizagem: parte -se das dúvidas dos alunos;
* Projeto de Ensino: o professor escolhe e lança a proposta de trabalho.
Assim, no projeto de aprendizagem são consideradas as dúvidas vindas das necessidades e interesses do aluno ou do professor, inicialmente por hipóteses, geralmente partindo do conhecimento prévio do aluno ou do professor, onde a aprendizagem será construída pelas interações reflexivas através de cooperação e de situações - problemas.
Pesquisando na internet achei um material bem interessante e destaquei uma parte onde explicita bem o projeto de aprendizagem:
"O projeto de aprendizagem oportuniza novas formas de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este, através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações, possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.
As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os projetos de aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professores, pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se na construção da aprendizagem."
As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os projetos de aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professores, pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se na construção da aprendizagem."
Gílian Cristina Barros
Trecho retirado do site:
2 comentários:
Oi Fê, legal que destacaste essa diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem aqui no teu blog. Acredito que, muitas vezes, confundimos esse conceito e trabalhamos com projetos de ensino acreditando que estamos trabalhando com projetos de aprendizagem. Abração, Sibicca
Olá Fernanda !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:
http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090
http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/
Obrigada pela atenção !
Abraços !
Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil
Postar um comentário