domingo, 14 de junho de 2009

Desenvolvimento Moral

O texto de Jaqueline Picetti, “Significações de violência na escola: equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?” me fez refletir muito sobre as situações que ocorrem nas escolas e que muitas vezes nós professores, acabamos rotulando alguns alunos como sendo “violentos” sem perceber que esta fase faz parte de seu desenvolvimento e que também as atitudes violentas fazem parte da aquisição de noções de justiça e moralidade, que vão contribuir na formação da personalidade destes alunos.
"Durante essa construção, é importante que o professor esteja atento aos acontecimentos, pois ele poderá auxiliar as crianças a refletirem sobre as diferentes situações vivenciadas na escola." (Jaqueline Picetti)

2 comentários:

Melissa disse...

Consegues trazer um exemplo que rotulá-vas e agora, com as leituras, consegues perceber que é uma fase do desenvolvimento?
Abraços
Melissa

Fernanda disse...

Sim, tive um aluno muito difícil de lidar: era agressivo com seus colegas sem ter aparentemente nenhum motivo, não conseguia dividir materiais e ter boas maneiras (em vez de pedir o brinquedo emprestado, batia nos colegas e pegava os brinquedos). Não conseguia compreender suas atitudes, conversei com sua mãe, a escola encaminhou para uma psicóloga e não houve melhoras significativas naquele ano. Fui prestando bastante atenção nos detalhes de suas atitudes e notei que ao conversarmos sobre suas atitudes ele dizia saber que era errado, que doía nos amigos, que não podia fazer certas coisas, mas não coneguia aplicar essas noções em seu comportamento. Entendi que ele agia assim por ainda estar construindo e internalizando as noções de justiça e de moralidade que norteiam nossas atitudes e nossa vida.