segunda-feira, 23 de março de 2009

Argumentos, premissas e conclusões...

Na primeira atividade de Filosofia da Educação, entramos em contato mais complexo de como se constrói um argumento coerente e convincente. Ao longo do curso estamos usando muito os argumentos, mas até hoje eu não sabia se meus argumentos estavam bons ao ponto de convencer a quem lesse meus trabalhos e minha síntese do portfólio. Acreditava que sim, mas ao estudar sobre as premissas e conclusões, notei que tinha o conceito de conclusão equivocado: achava que conclusão era o término do argumento, como se fosse um fechamento das minhas exposições. Mas aprendi que é bem ao contrário: conclusão é o que queremos justificar, e as premissas, sim, são os desenvolvimentos das minhas idéias que acabam convencendo as pessoas que as lêem.
Este semestre promete muitos conhecimentos novos que nos darão uma base bem sólida para podermos concluir o curso de forma proveitosa e merecedora, além de nos enriquecer como pessoas e contribuir para que tenhamos uma oratória melhor e mais convincente!

Nenhum comentário: