terça-feira, 31 de março de 2009

Reflexão sobre a análise do projeto de aprendizagem

Avaliar um PA não é uma tarefa fácil...
Um trabalho tão complexo, construído em várias etapas, num longo período de tempo, com a participação e colaboração de várias pessoas, envolvendo assuntos pertinentes em nosso cotidiano, exige uma avaliação coerente, justa e fundamentada.
Durante a elaboração da análise do projeto eu pude perceber que avaliar um PA é tão difícil e trabalhoso quanto construir um, pois temos que avaliar a metodologia usada pelo grupo, suas buscas, suas aprendizagens, seus esforços... E os projetos refletem muito a subjetividade e a maneira de pensar dos componentes...
Mas por outro lado, fica evidente a riqueza de materiais e aprendizagens, as idéias inovadoras, o comprometimento, as construções pessoais... e isso motiva o avaliador a fazer sua análise, pois neste momento temos a oportunidade de valorizar e parabenizar o trabalho realizado e, de também, de forma humilde, dar sugestões de como o projeto poderia ser melhorado e também de trocarmos idéias, sugestões e experiências.
Agora, concluída a primeira parte, fico ansiosa esperando a segunda parte: a opinião do grupo sobre a análise feita. É a hora de vermos como o grupo aceitou nossas opiniões, se são fundamentadas, se fazem parte das expectativas do grupo...

Se desejar olhar a análise que eu construí do PA do grupo 01 fique à vontade!

Nenhum comentário: