Para desenvolver um bom trabalho é fundamental que o professor conheça seus alunos, e na EJA não é nada diferente. Ao contrário o trabalho da EJA deve ser fundamentado no conhecimento que os professores tem sobre seus alunos para poder criar aulas e atividades que sejam significativas para os alunos e que envolvam a vida cotidiana deles, pois os adultos e jovens possuem uma vida diferenciada das crianças, pois possuem trabalho, família, responsabilidades... Suas vidas são marcadas por muita luta e dificuldades tanto dentro da escola como fora dela: são pessoas que encontram mais dificuldades nos supermercados, para pegar ônibus, para ajudar os filhos nos deveres de casa. Já dentro da sala de aula, o cansaço do trabalho do dia inteiro, a falta de concentração e entendimento, o medo de errar, e atividades didáticas não compatíveis com sua faixa etária, tornam-se obstáculos constantes dos alunos jovens e adultos.
É fundamental que haja sintonia entre aluno – professor –escola. O aluno adulto e jovem precisa se sentir inserido e participativo na escola, senão pode ocorrer a evasão escolar, já que muitos desses alunos já possuem um histórico de fracasso escolar em suas vidas.
É fundamental que haja sintonia entre aluno – professor –escola. O aluno adulto e jovem precisa se sentir inserido e participativo na escola, senão pode ocorrer a evasão escolar, já que muitos desses alunos já possuem um histórico de fracasso escolar em suas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário