Paulo Freire propôs uma educação problematizadora, onde o diálogo e os temas geradores se fazem presentes, tornando a educação mais rica, com mais possibilidades de exploração, com maior participação e envolvimento dos alunos além de proporcionar aprendizagens mais significativas para os alunos.
A educação em geral e a educação de jovens e adultos não podem ser desenvolvidas através de cartilhas que não possuem significado algum para os educandos. Paulo Freire mostrou que a proposta que utiliza temas geradores é mais significativa, pois possibilita que os alunos se expressem, utilizem suas vivências, seus saberes próprios e elevem sua autoestima e a valorização dos seus saberes próprios. Dessa forma os alunos sentem-se parte integrante do processo educativo e assim participam mais ativamente do que é proposto. Conforme Paulo Freire: “neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais.”
A educação em geral e a educação de jovens e adultos não podem ser desenvolvidas através de cartilhas que não possuem significado algum para os educandos. Paulo Freire mostrou que a proposta que utiliza temas geradores é mais significativa, pois possibilita que os alunos se expressem, utilizem suas vivências, seus saberes próprios e elevem sua autoestima e a valorização dos seus saberes próprios. Dessa forma os alunos sentem-se parte integrante do processo educativo e assim participam mais ativamente do que é proposto. Conforme Paulo Freire: “neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário