Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta estudamos as fases da vida adulta e, assim, pudemos nos conhecermos melhor e também entendermos e até melhorarmos nossa convivência com as pessoas que nos cercam. Na atividade que falamos sobre a aprendizagem dos adultos citei em meu trabalho:
“Como adulto em processo de aprendizagem noto que as vivências são fundamentais para que consigamos aprender coisas novas, e também estão presentes as trocas de experiências, o meio social em que estamos inseridos e o nível de desenvolvimento em que se encontram cada pessoa, considerando também que cada indivíduo possui seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, já que aprendemos durante a vida inteira. Após estudar as características do desenvolvimento intelectual dos jovens e adultos e as relações professor – aluno, pude perceber que aprendemos ao longo de toda a nossa vida, que para aprender o aluno deve sentir-se seguro e ter confiança em seu educador, e para isso é fundamental que o professor possua a capacidade de colocar-se no lugar do outro (DESCENTRAÇÃO) para poder compreender seu aluno, seus pensamentos e ansiedades.”
Acho que este trecho explica bem o processo de nossas aprendizagens e a relação que existe no ambiente escolar no que se refere às aprendizagens. Agora que chegamos no final do semestre, tenho consciência e capacidade de dizer que das interdisciplinas a que foi mais rica em aprendizagens para mim foi a de Psicologia da Vida Adulta, pois pude me conhecer melhor e as pessoas que estão mais próximas a mim e também pude conhecer e compreender algumas atitudes das pessoas que às vezes me incomodavam (tanto no ambiente familiar como no ambiente escolar).
“Como adulto em processo de aprendizagem noto que as vivências são fundamentais para que consigamos aprender coisas novas, e também estão presentes as trocas de experiências, o meio social em que estamos inseridos e o nível de desenvolvimento em que se encontram cada pessoa, considerando também que cada indivíduo possui seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, já que aprendemos durante a vida inteira. Após estudar as características do desenvolvimento intelectual dos jovens e adultos e as relações professor – aluno, pude perceber que aprendemos ao longo de toda a nossa vida, que para aprender o aluno deve sentir-se seguro e ter confiança em seu educador, e para isso é fundamental que o professor possua a capacidade de colocar-se no lugar do outro (DESCENTRAÇÃO) para poder compreender seu aluno, seus pensamentos e ansiedades.”
Acho que este trecho explica bem o processo de nossas aprendizagens e a relação que existe no ambiente escolar no que se refere às aprendizagens. Agora que chegamos no final do semestre, tenho consciência e capacidade de dizer que das interdisciplinas a que foi mais rica em aprendizagens para mim foi a de Psicologia da Vida Adulta, pois pude me conhecer melhor e as pessoas que estão mais próximas a mim e também pude conhecer e compreender algumas atitudes das pessoas que às vezes me incomodavam (tanto no ambiente familiar como no ambiente escolar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário