sábado, 10 de janeiro de 2009

Aprendizagem a vida adulta

Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta estudamos as fases da vida adulta e, assim, pudemos nos conhecermos melhor e também entendermos e até melhorarmos nossa convivência com as pessoas que nos cercam. Na atividade que falamos sobre a aprendizagem dos adultos citei em meu trabalho:
“Como adulto em processo de aprendizagem noto que as vivências são fundamentais para que consigamos aprender coisas novas, e também estão presentes as trocas de experiências, o meio social em que estamos inseridos e o nível de desenvolvimento em que se encontram cada pessoa, considerando também que cada indivíduo possui seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, já que aprendemos durante a vida inteira. Após estudar as características do desenvolvimento intelectual dos jovens e adultos e as relações professor – aluno, pude perceber que aprendemos ao longo de toda a nossa vida, que para aprender o aluno deve sentir-se seguro e ter confiança em seu educador, e para isso é fundamental que o professor possua a capacidade de colocar-se no lugar do outro (DESCENTRAÇÃO) para poder compreender seu aluno, seus pensamentos e ansiedades.”
Acho que este trecho explica bem o processo de nossas aprendizagens e a relação que existe no ambiente escolar no que se refere às aprendizagens. Agora que chegamos no final do semestre, tenho consciência e capacidade de dizer que das interdisciplinas a que foi mais rica em aprendizagens para mim foi a de Psicologia da Vida Adulta, pois pude me conhecer melhor e as pessoas que estão mais próximas a mim e também pude conhecer e compreender algumas atitudes das pessoas que às vezes me incomodavam (tanto no ambiente familiar como no ambiente escolar).

Nenhum comentário: