sábado, 10 de janeiro de 2009

Conceituando Gestão Democrática e minha realidade escolar

A gestão democrática da educação pretende que haja a participação de toda a comunidade por processos de participação direta na tomada de decisões que envolvem a escola. No momento em que esta gestão é implantada nas escolas, acontece o início da democracia participativa que exige a participação dos cidadãos, para que as decisões a serem tomadas possam ser mais justas, decidas por todos a fim de fazer melhorias significativas para a escola e sua comunidade escolar. A gestão democrática se caracteriza por ter implantado, para o seu funcionamento, um conselho escolar, por haver descentralização dos recursos, o planejamento participativo no uso dos recursos e avaliação institucional participativa, a participação direta da sociedade e pela eleição direta para provar o cargo de diretor escolar.
Acredito que para a gestão democrática se tornar uma realidade possível onde trabalho, deve haver prioritariamente a descentralização do poder por parte da direção e da Secretaria de Educação e também acreditar e confiar que juntos podemos realizar e trazer mais benefícios para a comunidade, para a escola e principalmente para os alunos. Se esta postura for adotada, com certeza avançaremos muito e trilharemos um caminho de desafios, lutas e conquistas de igualdade de direitos que tornará a educação realmente útil, participativa, que recebe apoio de todos e que proporcionará um futuro digno para nossas crianças e jovens.

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