Ao ter mais conhecimento sobre a Gestão Democrática, pude verificar a distância enorme que há entre ela e a escola onde leciono. Para começar neste ano não reformulamos nosso PPP nem nosso Regimento Escolar, e a postura da direção é bastante autoritária, sendo que dessa forma não temos nem uma brecha para podermos iniciar o caminho de transição para a implantação da Gestão Democrática. Nós professoras não temos autonomia suficiente para contribuirmos nas questões relevantes das nossa escola e por isso as decisões são tomadas quase sempre pela Secretaria de Educação e pela direção da escola.
Como debatemos na segunda aula presencial das interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental para realmente implantarmos a Gestão Democrática nas escolas precisamos seguir um caminho longo e difícil, que exigirá muitas lutas e uma mudança na questão cultural da sociedade que envolve mudanças de práticas e de mentalidade.
Como disse a professora Neusa Chaves Batista “ O consenso é construído pela via do conflito”.
Como debatemos na segunda aula presencial das interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental para realmente implantarmos a Gestão Democrática nas escolas precisamos seguir um caminho longo e difícil, que exigirá muitas lutas e uma mudança na questão cultural da sociedade que envolve mudanças de práticas e de mentalidade.
Como disse a professora Neusa Chaves Batista “ O consenso é construído pela via do conflito”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário