sábado, 10 de janeiro de 2009

Organização Curricular da escola e avaliação da aprendizagem

No módulo 2 da disciplina de Organização do Ensino Fundamental analisamos o Regimento Escolar e o PPP das escolas onde trabalhamos. Sobre estes documentos, sobre a avaliação e o Currículo da escola onde leciono destaco os seguintes aspectos:

CURRÍCULO (PPP - CONCEPÇÃO):
Segundo a LDB a Instituição de Educação Infantil tem como finalidade desenvolver as crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da escola.
A prática docente será desenvolvida considerando as necessidades coletivas e as particularidades de cada criança, proporcionando um ambiente alegre, carinhoso, aconchegante, estimulante onde a criança possa desenvolver suas habilidades e competências de acordo com seu desenvolvimento psicomotor e sua faixa etária visando qualidade do tempo em que a criança está na escola. Os objetivos da escola são:
· Formar crianças conscientes de seus direitos e deveres, sendo pessoas se preconceito e que valorizem a si e a seu próximo.
· Ter como base a participação familiar e o envolvimento da sociedade desenvolvendo assim, seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

CURRÍCULO (REGIMENTO ESCOLAR - NORMAS):
Com base no currículo,cada professor irá elaborar seu Plano de Trabalho, preservando a integridade e a coerência da Proposta Pedagógica da Escola de educação Infantil, pois ele é o principal instrumento do processo, por ser elemento dinâmico, articulador e facilitador da socialização do saber sistematizado.
O planejamento feito pelas professoras é individual e cada professora faz seus registros em um diário que é revisto pela direção. A escola oferece 2 horas de planejamento por semana para s professoras.
Para planejar a professora considera a faixa etária em que atua,a s características principais do grupo, partindo do interesse apresentado pelas crianças.

AVALIAÇÃO (PPP - CONCEPÇÃO):
A avaliação é contínua sendo que as atitudes dos alunos são observadas dentro e fora da sala de aula. A avaliação não consiste em apontar o que a criança é capaz ou não de fazer, mas estabelecer elos entre os diversos momentos do trabalho pedagógico, mediante acompanhamento e registro contínuo do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

AVALIAÇÃO (REGIMENTO ESCOLAR - NORMAS):
A avaliação é processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a auto-estima das crianças. É um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem e ajustar sua prática às necessidades das crianças.

É com base nestes aspectos que eu baseio meu planejamento e minha prática docente para poder dar uma educação de qualidade para meus alunos e seguir a proposta da escola.

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